25 de novembro de 2011

Caiu? É "só" levantar!





Pense bem: quando vai tudo bem na nossa vida, quando está tudo nas mil maravilhas, é bem fácil encontrar apoio nas pessoas não é mesmo? Seja na sua família, na escola ou faculdade, e até mesmo na igreja. Agora quando você cai, sucumbe a tentação, e precisa voltar ao caminho da verdade, será que dá para encontrar tanto apoio assim?

Eu fiquei inspirada a escrever esse texto, a partir de uma coisa que ouvi uma menina dizer na igreja. Já faz um tempo, não vou me lembrar das palavras exatas, mas ela dizia que quando alguém cai, é muito mais fácil encontrar quem aponte o erro do que quem apóie. É natural das pessoas julgar as outras, mas quando a gente sente na pela, as coisas acabam mudando um pouco de figura.

Antes de qualquer coisa, vou deixar bem claro: não, eu não estou passando por isso. Mas como acontece com a maioria das pessoas já aconteceu comigo sim. E o que eu fiz? Quem me ajudou? Deus! Até porque não fui conversar com ninguém em especial, também por medo de julgamentos.

Mas como o foco aqui não é o meu testemunho, vamos deixar isso para outro post. O que quero dizer em primeiro lugar é: por que uma pessoa caí? Sim, cada caso é um caso. Mas podemos levar alguns pontos em consideração: a vida cristã pode não estar tão fortificada, as pressões e influencias do mundo podem ser grande demais ou o desejo incontrolável pode não passar de jeito algum. Mesmo que ainda não tenha partido para a ação você sente que tem algo errado aí.

Agora, fica a dica para quem ainda não caiu, mas está nesse estágio. Pense: graças a Deus, você ainda não fez nada de errado, ainda tem tempo de fugir do pecado e ir correndo para os braços do Pai. É na hora da tribulação que Ele se faz mais presente na vida do crente. Uma vez li algo no blog Não Morda a Maça e não esqueci mais: não tente lutar contra a tentação com as suas próprias forças, peça força ao Senhor, orientação ao Espírito Santo.

Somos humanos, pela nossa natureza não conseguimos lutar contra a carne, não adianta teimar nesse sentido. Então se você está a ponto de se deixar levar por uma vontade, vá aos braços do pai. Diga a Ele o que está acontecendo, por mais que Ele já saiba. Chore, desabafe com Jesus lá no seu cantinho. Peça forças para não pecar, tenho certeza que Ele atenderá o seu pedido.

Agora, se você já caiu ou está em pecado não pense duas vezes e faça a mesma coisa. Eu sei que é bem mais fácil voltar ao rumo quando você ainda não praticou, mas nunca é tarde para voltar atrás. Se estiver caído, levante. Tome coragem, da mesma forma, converse, desabafe com Deus. Peça perdão.

É bem mais difícil fugir do pecado, uma vez que você já está nele, que já cometeu. Mas lembre-se: Jesus morreu na cruz justamente para nos salvar e livrar de todo a imundice. Então não sinta vergonha de se jogar na presença Dele. Diga tudo o que tem pra dizer. Peça forças. Você verá que ao sentir o perdão dentro do seu coração, sua vida se renovará. 

6 de novembro de 2011

Adoração com Danças


Colocarmos a dança diante de Deus é maravilhoso!

Dançar para Deus é forma de gratidão por tudo o que Ele tens feito. Quando estamos dançando, dando ao Senhor uma adoração com tudo o que temos e somos, não importa aonde seja, no quarto, na igreja, em um seminário, congresso, workshop, ou em um momento devocional, se é esta dança é para o Senhor, e exclusivamente para Ele, Deus se agrada, pois Deus procura verdadeiros adoradores, que vivam uma vida completa com Ele seguindo seus mandamentos, amando uns aos outros, fugindo das tentações e perdoando os que erraram pelo caminho.Cada pessoa recebeu um talento específico para que pudesse adorar a Deus, uns cantam, outros evangelizam, alguns pregam, outros fazem teatros, então por que não dançar?
A Dança na igreja é um símbolo de batalha espiritual com o corpo, adoração, Intercessão.

                      A DANÇA É A PALAVRA DO SENHOR EM MOVIMENTO.




Por isso é importante que sejamos fiéis e verdadeiros adoradores entregando o que há de melhor em nós, buscar cada vez mais a Presença de Deus e vivermos uma vida em santidade. 
Deixar o Espírito Santo agir através das nossas vidas, através da nossa dança, que sejamos usados para honra e glória de Deus. Que a Palavra do Senhor alcance muitas almas em Nome de Jesus. Deus abençoe a todos!


A Adoração é justamente,

 nosso espírito respondendo ao Espírito de Deus
 Todo ser que respira louve ao Senhor! 

25 de setembro de 2011

É preciso saber se perdoar




Quando cometemos algum pecado contra Deus, um dos primeiros instintos após o arrependimento geralmente é pedir perdão a Ele. Corretíssimo, já que o Senhor é o único que pode nos limpar e salvar de todo o pecado. Entretanto há outro passo que deve ser feito para ficarmos totalmente livres desse erro cometido: é preciso saber como se perdoar.

Pode soar estranho, mas quando pecamos, além de ir contra Deus e entristecer o Seu coração, estamos indo contra nós mesmos. O pecado além de nos afastar de Deus, nos machuca. O erro pode ainda acabar machucando outras pessoas, mas certamente quem sofre mais é quem erra, salvo algumas exceções. Por exemplo: por algum motivo, você trai um amigo querido. Ele pode até te perdoar, mas há grandes chances de você ficar com aquele sentimento de culpa te corroendo por algum tempo. É por isso que é importante saber se perdoar

Além de receber o perdão do Pai, é necessário se sentir bem com você mesmo. Perdão significa mudança de vida, e se você vira e mexe fica remoendo o pecado que passou, isso quer dizer que a mudança não foi totalmente feita. Ao pedir perdão a Deus, tente se perdoar. Tenha em mente que você é ser humano, pecador e completamente sujeito a cometer equívocos. Deus não espera que você seja perfeito, mas sim que você lute e clame a Ele para pedir ajude. Se cair, levante!

Um dos problemas em não se perdoar, é ficar pensando como somos indignos do perdão e amor do Senhor. É claro que somos! Mas se Ele nos dá todo esse amor, não podemos rejeitar somente por não sermos merecedores. É comum após uma queda, pensamentos de derrota rondarem a cabeça. Mas não deixe que isso aconteça por muito tempo, arrependimento também pode ser um sinal de amor.

Você errou, mas queria não ter errado, e está decidido a não cair novamente? Então, está certo. Confie e se agarre no perdão de Deus, tente se perdoar e se for muito difícil, peça a Ele uma ajuda. Não deixe que a culpa te afaste do amor do Senhor. Até porque estar longe do amor Dele é o primeiro passo para o pecado vir à tona. 

1 de julho de 2011

Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós





INTRODUÇÃO:

     A Palavra de Deus, em Gênesis 1:27, disse: "Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, a imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou".
Ora, a palavra imagem pode representar muitas coisas. Porém, algumas referências nos ajudam a entender com mais clareza o que Deus está dizendo aqui com esta afirmação de que Ele criou o homem à sua imagem:
Semelhança. Deus criou o homem para ser semelhante a Ele.
Imitação. Deus criou o homem para que Lhe imitasse em seu comportamento. Para que fosse parecido com Ele. Para que fizesse as mesmas coisas que Ele faz.
O Apóstolo Paulo disse em I Co.11:1: "Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo. Em 4:16 ele disse: "Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores". Em Filipenses 3:17, Paulo fala: "Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós". Diante destes textos, podemos entender que o Apóstolo Paulo se classificava como um imitador de Cristo. O seu convite para nós, é para que sejamos seus imitadores, pois, assim, estaremos imitando também a Jesus. O Pr. Ricardo Barbosa em conversa com o Pr. James Hilston, disse: Dr. Hilston, tenho muita dificuldade com estas afirmações de Paulo; Como posso pedir para as pessoas para me imitarem? Não estou sendo arrogante, presunçoso com esta colocação? Paulo não teria faltado com a humildade quando afirma isso? A resposta do Dr. Hilston foi: Ricardo, se você não imita Cristo, você imita quem? Foi aí que o Pr. Ricardo Barbosa mudou o seu conceito a este respeito; preciso imitar a Cristo sim.
Pensemos o seguinte:
Deus é justo e sempre pratica a justiça; O Diabo é injusto e só pratica a injustiça;
Deus é amor e os seus atos sempre são de amor; o Diabo sempre pratica o ódio;
Deus é a paz e não guerra; O Diabo é o pai da confusão e sempre causa confusão;
Deus é santo, e o seu desejo é que também sejamos santos; o Diabo é o pai do pecado;
Deus é a Luz e deseja que também vivamos na luz; o diabo é o príncipe das trevas.
Assim, dependendo dos nossos atos, automaticamente estamos imitando ao Deus ou ao Diabo. Quando temos uma vida pautada na justiça, no amor, na paz; quando buscamos uma vida santa, quando andamos na luz, seremos parecidos com Jesus; logo, imitamos a Jesus. Mas, quando não imitamos a Jesus e vivemos uma vida pecaminosa, nas trevas e praticamos a injustiça, estaremos imitando a quem?
Como sabemos, Deus é santo e é importante que os seus seguidores também sejam santos. A palavra santo aqui, significa separados para servir a Deus.
            Como podemos observar, nós fomos criados para andar de forma parecida com o nosso criador. Deus se fez homem para deixar-nos o exemplo de vida que devemos viver. Se não conseguimos praticar as coisas que Jesus praticou, fazer as coisas que Ele fez, andar como Ele andou, por certo, não estamos sendo santos como Ele é. O Apóstolo Pedro em sua I carta 1:16 registra o que está em Levítico 11:44-45: "Sede santo porque eu sou santo". O Senhor está nos dando o motivo pelo qual devemos ser santos: Porque Ele é santo. Se eu fui criado à sua imagem; se eu fui criado à sua semelhança; se eu fui criado para ser parecido com Ele; se eu sou separado para servi-Lo, eu devo ser santo. Caso contrário, eu não posso servi-Lo.
O TEXTO:
Josué 3:5. "Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós".
Algumas coisas me chamam a atenção neste texto:
  • A necessidade que o líder Josué vê em que o povo se santifique. Eles tinham um grande desafio pela frente; deveriam chegar à terra prometida, que já estava à vista. Porém, havia um grande empecilho: o Rio Jordão tinha que ser atravessado e não havia pontes sobre ele. Não podiam atravessar a nado, pois, com eles estavam os animais, as cargas, as carroças com os seus pertences. A única forma de atravessar seria por terra. Isto poderia ser feito através de um grande milagre de Deus, a exemplo de quarenta anos atrás, quando atravessaram o mar vermelho, na saída do Egito.
  • O tempo para a santificação do povo. A palavra de Josué foi: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós. O povo tinha apenas um dia para essa santificação. Não sabemos qual foi o método usado pelo povo para santificar-se. Talvez pedindo perdão pelos pecados; talvez fazendo jejuns, talvez arrependendo-se dos seus pecados e confessando-os a Deus. Talvez reconhecendo diante de Deus a sua fragilidade como povo, para atravessar o Rio Jordão, e, sendo assim, careciam de uma atuação miraculosa da parte de Deus. O fato é que Josué convoca o povo para uma santificação.
  • A fé de Josué nesta convocação para a santificação: "Amanhã Deus fará maravilhas no meio de vós". A caminhada cristã é movida pela fé. É por isso que o escritor de Hebreus afirmou: Sem fé é impossível agradar a Deus. "Amanhã Deus fará maravilhas no meio de vós". Ele não disse: amanhã Deus provavelmente fará maravilhas no meio de vós; tudo indica que Deus fará maravilhas no meio de vós; estou sentindo que Deus fará maravilhas no meio de vós. Não foram essas as suas palavras, mas: Amanhã Deus fará maravilhas no meio de vós. Josué fala com segurança, com certeza, com convicção da atuação de Deus, da presença de Deus, porque ele sabia quem era o Deus que ele servia. Para alguém pronunciar tais palavras, é necessário intimidade com Deus; é necessário que se conheça com profundamente o Deus que nós servimos. Já vos disse aqui, em outra ocasião, da necessidade que temos em conhecer profundamente o nosso Deus, para que possamos depositar plenamente a nossa confiança nele. Eu e vocês podemos afirmar com a mesma segurança de Josué, o que Deus vai fazer amanhã em relação a nós? Creio que não. Talvez seja o fato de não termos o mesmo nível de conhecimento de Deus, como Josué tinha.
QUAIS OS MOTIVOS PELOS QUAIS EVEMOS BUSCAR UMA VIDA SANTA?
  • Fomos chamados, separados, antes do nosso nascimento, antes da nossa formação. Vejamos Jr.1:5: "Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísse da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações". O Senhor está dizendo à Jeremias que o conhecia antes do seu nascimento e que também já o tinha separado para ser o seu profeta. Assim, Jeremias deveria andar em santidade. Nós também fomos chamados por Deus, antes do nosso nascimento, para sermos santos e irrepreensíveis conforme disse o Apóstolo Paulo em Efésios  1:4. Não fomos chamados para uma vida medíocre, mas para uma vida de santidade; uma vida irrepreensível.
  • Para vermos as maravilhas de Deus. Js. 3:5. O texto escolhido para a nossa meditação, leva-nos ao entendimento que precisamos nos santificar para vermos as maravilhas de Deus sendo realizadas. Muitas vezes, deixamos de contemplar a grandeza de Deus, porque estamos em pecado; estamos com uma vida dúbia. Aos finais de semana um verdadeiro cristão, daqueles que todos gostariam de ser. Porém, durante a semana, os nossos atos são comprometedores.
  • Porque o nosso chamado foi para sermos santos. I Tes. 4:7.
  • Este texto de Paulo afirma que nós não fomos chamados para a prática da impureza. Isso é prática dos ímpios; daqueles que não foram chamados, não foram separados por Deus para viver uma vida de santidade. Nós, porém, fomos chamados para a prática da santidade; para sermos seus imitadores.
  • Porque é a vontade de Deus. I Tes.4:3. Paulo está dizendo que a vontade de Deus é que sejamos pessoas santas e que nos abstenhamos da imoralidade sexual. Hoje, as pessoas têm sido apressadas na prática do sexo antes do casamento e isso tem sido um desastre para o casamento. Nunca se viu tantos divórcios como em nossos dias. O Senhor não aprova essa atitude e não abençoa um casamento assim.
  • Porque sem santificação ninguém verá a Deus. Hb.12:14. "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor". Os nossos pecados nos separam de Deus. Por isso, precisamos buscar a santificação das nossas vidas, através de uma vida justa, correta, que imite a vida de Cristo, que seja de acordo com o padrão de Deus. A recomendação do escritor de Hebreus também é que busquemos a paz com todas as pessoas.
COMO PODEMOS SER SANTOS?
  • Buscando uma vida exemplar, imitando a vida de Cristo, como fez o Apóstolo Paulo;
  • Tendo uma vida regrada pela Palavra de Deus, fazendo dela o seu alimento espiritual diário. Nela encontramos palavras que nos alimentam e que nos ajudam a enfrentarmos as nossas dificuldades nos momentos mais difíceis;
  • Tendo uma vida de oração; de intimidade com Deus; de busca. É através dos nossos momentos de oração que podemos entrar em intimidade com Deus, buscar a sua presença e fortalecer a nossa alma. É através dos nossos momentos de oração que a nossa alma se desnuda das hipocrisias e se coloca diante de Deus sem qualquer barreira.
  • Tendo uma vida de comunhão com os irmãos, vivendo uma vida de serviço a Deus e a comunidade. Quando Jesus cita os dois maiores mandamentos: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, Ele está nos dizendo que devemos considerar as necessidades das pessoas tão importantes quanto as nossas. Percebemos isso no amor de uma mãe em relação ao seu filho ainda pequeno, totalmente dependente dela. É ali que ela se entrega num amor sem medida, onde ela fica totalmente despida do seu próprio interesse para se dedicar totalmente ao seu bebê; e o cerca de carinho, cuidado e atenção de todas as formas. É disso que Jesus está falando e é isto que o escritor de Hebreus está recomendando em 12:14: Esforcem-se para viverem em paz com todos.
CONCLUSÃO
      A convocação de Josué era para uma santificação urgente, às pressas, pois, dentro de um dia, Deus haveria de realizar maravilhas entre eles. Hoje, eu gostaria de convocá-los para uma vida de santidade não porque temos a expectativa do Senhor realizar um grande milagre entre nós. Não temos um Jordão pela frente para ser atravessado; não temos um mar vermelho para ser aberto. Minha convocação para que estejamos buscando a santidade é porque Deus é merecedor; é porque nós devemos isso a Ele; é porque nós fomos chamados para isso. Não fomos chamados para a mediocridade, para vivermos uma vida a moda "denorex" que é parecido mas não é, ou um cristão de vida dupla; um padrão de vida de segunda a sábado e outro no domingo.
Ainda estamos no mês de janeiro; ainda há tempo para realização de um planejamento de vida onde inclua maior responsabilidade junto ao nosso Deus. O meu, por exemplo, é para que eu tenha maior tempo de oração. Já coloquei em meu coração e já estou praticando, de orar pelas pessoas, pelos seus nomes e não como eu vinha fazendo. Eu sempre orei assim: Senhor, abençoa o Conselho, a Junta Diaconal, a Saf. Etc. Mas agora eu mudei a minha forma de orar falando o nome das pessoas uma a uma. Isso demanda muito mais tempo na oração e acabamos orando pelos motivos específicos de cada pessoa. Isso é mais eficaz.
Busquemos uma vida mais santa, mais responsável diante de Deus, o nosso Pai. Que o amado Espírito Santo nos ajude nessa caminhada. Amém.
Pr. Aroldo

Fonte : http://www.igrejaevangelicavirtual.com/?art=artigo8


-------------------------------------------------------------------------------

Santificai-vos! O Senhor fará maravilhas PDF Imprimir E-mail

                                                                                                        
Pr.  João da Cruz Parente

SANTIFICAR: Tornar sagrado, separar, consagrar, fazer santo



SANTIFICAI-VOS! O SENHOR FARÁ MARAVILHAS
Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós. Josué 3. 5 (arc).
Este ato de santificação (cf. Êx. 19.10,14,15) fala do princípio que Deus não operará poderosamente em favor do seu povo se este não estiver intimamente puro e em harmonia com a sua vontade. Antes de pedirmos que Deus opere sinais e maravilhas em nosso meio, devemos verificar se nosso coração é puro e se nossos desejos estão sob a orientação do Espírito Santo (ver At. 2.38 nota; 3.26 nota) (bep).

SIRVAMOS A DEUS EM SANTIDADE

De conceder-nos que, libertados das mãos de nossos inimigos, o servíssemos sem temor, - em santidade e justiça perante Ele, todos os dias da nossa vida. Lucas 1. 74, 75 (arc).

O sumo propósito da nossa redenção é sermos libertos do domínio de satanás (At. 26.18), a fim de servirmos a Deus em santidade e justiça perante Ele, todos os dias da nossa vida (cf.Ef.1.4). Todo filho de Deus deve visar a ter uma vida de santidade e justiça em meio a um mundo mau. Essa vida santa é "perante Ele", i.e., na sua presença. (bep)

SOMOS SANTIFICADOS PELA FÉ EM JESUS

Eu o livrarei do seu prórpio povo e dos gentios, aos quais eu o envio - para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim. Atos 26. 17 e 18 (nvi).

A santificação é o aspecto moral da transformação segundo a imagem de Cristo. Essa santificação tem início quando da conversão, produzindo modificações de natureza essencial em nosso ser moral. Esse processo tem prosseguimento por toda a vida, até que, já no reino celestial, ficará eliminada a presença total do pecado, juntamente com quaisquer inclinações para o pecado. (nti).



O SENHOR NOS ESCOLHEU PARA SERMOS SANTOS

Porque Deus nos escolheu nEle antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Efésios 1. 4 (nvi).

"Santos", no original grego, é "agios". Tudo quanto é "consagrado a Deus", naturalmente, deve ser "santo" e apto para o seu serviço. E daí se originaram as idéias de "pureza" e "santidade". Tal palavra é empregada para indicar a santidade infinita de Deus, a santidade dos anjos e dos seres espirituais. (nti).

A NOSSA GLÓRIA: VIVERMOS EM SANTIDADE

Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco. II Coríntios 1. 12 (ara).

A base de Paulo para alegrar-se e gloriar-se era a sinceridade e a integridade do seu comportamento. Ele tomara a resolução de que, por toda sua vida cristã, permaneceria fiel ao seu Senhor; recusar-se-ia a conformar-se com o mundo, que crucificou seu Salvador, e perseveraria na santidade, até Deus levá-lo para o lar celestial (Rm. 12. 1,2). Na vida eterna futura, nossa maior alegria será a consciência de termos vivido a nossa vida "com simplicidade e sinceridade de Deus", por Cristo nosso Salvador. (bep).

APERFEIÇOEMOS A SANTIDADE NO TEMOR A DEUS

Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus. II Coríntios 7. 1 (nvi).

A neutralização do antigo homem não é o bastante. É mister nos revestirmos do novo homem, o qual é amoldado segundo a imagem de Cristo, que compartilha de sua natureza, tanto na fase moral como na fase metafísica. Precisamos participar da santidade positiva de Deus Pai, compartilhando de seu amor, de sua justiça, de sua bondade, de sua longanimidade, de sua graça, em suma, de tudo quanto o Senhor Deus é moralmente. (nti).


DEUS É SANTO, SEJAMOS SANTOS
Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, - pois está escrito: "Sejam santos, porque Eu sou santo. I Pedro 1. 15 e 16 (nvi).
Deus é santo, e as qualidades de Deus deve ser as qualidades de seu povo. A idéia principal de santidade é a separação dos modos ímpios do mundo e dedicação a Deus, por amor, para o seu serviço e adoração (ver Lv. 11.44 nota). A santidade é o alvo e o propósito da nossa eleição em Cristo Ef. 1.4); significa ser semelhante a Deus, ser dedicado a Deus e viver para agradar a Deus (Rm. 12.1; Ef. 1.4; 2.10; ver Hb. 12.14 nota). É o Espírito de Deus que realiza em nós a santificação, que purifica do pecado nossa alma e nosso espírito, que renova em nós a imagem de Cristo e que nos capacita, pela comunicação da graça, a obedecer a Deus segundo a sua Palavra. (bep).

JESUS FORTALECE O NOSSO CORAÇÃO, PARA ESTARMOS EM SANTIDADE

Que Ele fortaleça o coração de vocês para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos. I Tesalonicenses 3. 13 (nvi).

Paulo freqüentemente orava pensando na volta de Cristo (cf.Fl.1.10). Considerava que seria uma tragédia se, na volta do Senhor, alguns da igreja fossem surpreendidos vivendo em pecado ou indiferentes. Jesus salientou esse mesmo interesse (Mt. 24.42-51; 25. 1-13). À luz da volta de Cristo, o padrão bíblico é estarmos "irrepreensíveis em santidade". Devemos ser sincera e totalmente dedicados ao Senhor e separados de tudo quanto o ofende. (bep).

A VONTADE DE DEUS: NOSSA SANTIFICAÇÃO

Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição. I Tessalonicenses 4. 3 (arc).

Embora vivessem numa sociedade onde o pecado sexual era comum e aceitável, os apóstolos não transigiam com a verdade e a santidade de Deus. Não rebaixaram os padrões morais para acomodá-los às idéias e tendências daquela sociedade. Considerando padrões a baixa moralidade que prevalece em nossos dias, precisamos de dirigentes do tipo dos apóstolos, para conclamar a igreja a obedecer aos padrões divinos de retidão. (bep).



ANDANDO EM SANTIFICAÇÃO, VEREMOS O SENHOR

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Hebreus 12. 14 (arc).

Ser santo é estar separado do pecado e consagrado a Deus. É ficar perto de Deus, ser semelhante a Ele, e, de todo o coração, buscar sua presença, sua justiça e a sua comunhão. Acima de todas as coisas, a santidade é a prioridade de Deus para os seus seguidores (Ef. 4.21-24). Sem santidade, ninguém poderá ser útil a Deus (2 Tm. 2.20,21). Sem santidade, ninguém terá intimidade nem comunhão com Deus (Sl.15. 1,2). (bep).

Fonte: http://www.idbpa.net/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=149&Itemid=82

30 de junho de 2011

Perfeição Cristã é possível

Jesus disse:
"Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste" Mateus 5:48.

"Quando Ele vier, não será para nos limpar de todos os nossos pecados, ou para remover todos os nossos defeitos de caráter, ou para nos curar de todas as enfermidades de temperamento. Se fizer tal obra por nós, tal será realizado antes desse tempo. Quando o Senhor vier, os que são santos, serão santificados ainda.

Os que preservaram os seus corpos e espíritos em santidade, santificação e honra, receberão o toque final da imortalidade. Mas os que são injustos, não santificados e sujos, assim permanecerão para sempre.

Não se fará nada para remover os defeitos da humanidade, nem lhe serão dados caracteres santos. Cristo não se sentará, então, para prosseguir o Seu processo de purificação, removendo os pecados e a corrupção da humanidade. Tudo isto será feito nestas horas de provação. É agora que esta obra deve ser realizada." - Testimonies, Vol. 2, pág. 355

Participe deste desafio!

Pensando como Deus olha para nós, vemos que é com olhos cheios de amor e misericordia, mas será que estamos procurando realmente ser verdadeiros cristãos? Estamos nos comportando como devemos? Nossa forma de falar, agir e vestir?

O nosso corpo é o templo do Espirito Santo.

"Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espirito de Deus habita em vós?
Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado." 1 Coríntios 3:16 e 17

 DEUS NÃO HABITA EM UM LUGAR DE DESORDEM!!!

Não entre em desespero pois Jesus está no barco !

Texto marcos 4.31-45


Para os Judeus o mar era o lugar da morada dos monstros e dos poderes da morte, onde a frágil vida do homem estava em constante perigo.
Para os membros das comunidades, Jesus parece estar dormindo, pois não aparece nenhum poder divino para salvá-las das perseguições.
É em vista desta situação de desespero que Marcos na hora de escrever o seu Evangelho, como resposta positiva para as comunidades se animarem, recolhe vários episódios da vida que revelam qual o Jesus presente no meio das comunidades.
Com esse episódio Marcos procura abrir os olhos dos membros da sua comunidade para mostrar-lhes que o contrário da fé não é a incredulidade, mas sim o medo.
E que o medo impede de compreender Jesus como o Senhor da vida, que triunfa sobre a morte.
Jesus é vencedor! Não há motivo para elas terem medo. Este é o motivo do relato da tempestade acalmada.
As comparações de nossas vidas com o mar são constantes, tanto em leituras bíblicas, como também em outros tipos de histórias, músicas, livros.
Em outros Evangelhos, em outros momentos o mar também faz parte do cotidiano da vida e dos ensinamentos de Jesus, basta dizer que alguns de seus discípulos eram pescadores.

Mas por que relacionar tanto o mar com nossa história, nossos momentos?
É simples de explicar: por vezes, nossas vidas estão tão calmas que parece que nada acontece, nem um vento sopra e tudo parece calmaria, entretanto não saímos do lugar, a não ser que nosso próprio esforço venha nos mover ficaremos lá, parados; já em outras situações parece que “as águas do mar da vida querem te afundar” e se não for à mão de Deus, é difícil sobreviver.
É o que acontece justamente neste Evangelho de hoje, o mar daquelas pessoas está agitado e por um instante eles acreditam que Jesus simplesmente não se importa, pois afinal Ele está dormindo enquanto que todos estão em desespero. Isso, certamente acontece conosco com facilidade, tudo está tão confuso, turbulento que acreditamos que Jesus não está “ligado” no que nos está acontecendo.


E qual a lição que tiramos desta passagem?
Os discípulos resolvem acordar Jesus e para nós seria como orar, pedir auxilio, já que neste momento somos impotentes. E Ele vai lá e faz Sua parte: acalma os ventos e tudo volta ao normal.
É fácil se identificar com esta situação: os problemas aparecem nos fazem sentir medo, desespero, e até mesmo desafiam nossa fé! Muitas vezes julgamos a atitude de Deus, em nos deixar passar por aquela situação e não fazer nada para mudar, como se estivesse dormindo, mas algo em nós é maior que o medo e a fraqueza e nos faz pedir, clamar por ajuda, e prontamente Ele vem e resolve tudo, acalma nossas águas exaltadas.
É preciso confiar e acreditar que Ele está no comando, que apesar daquele momento, Deus tudo pode e jamais vai nos abandonar, e certamente, aquela turbulência foi necessária para nosso crescimento, fortalecimento. Jesus vem em nosso auxílio, acalmar os ventos e nos levar à calmaria.
É preciso fé para crer que o impossível Ele pode realizar.
Autor : Pr. Gilberto


Fonte: http://www.evrodrigo.com/2011/03/nao-entre-em-desespero-jesus-esta-no.html

20 de junho de 2011

Domingo de Benção 19/06/2011

Há alguns dias eu estava pensando sobre a igreja, parece sempre ser a mesma coisa, chegar no culto, cantar, ouvir a pregação e ir pra casa, sei que não está certo pensar assim, mas não vou mentir que isso não passou pela minha cabeça, comentei com a minha mãe e ela me disse, vc tem que orar sempre, quando acordar ore pelo seu dia, que Deus toque em você e que vc seja usado ou que use outras pessoas, enfim, esteja sempre em oração, quando dormir agradeça e ore pela sua familia, igreja, amigos e pelo proximo dia também, mas uma coisa que ainda não tinha percebido quando ela disse ore pelo culto para que seja abençoado, para as pessoas irem e ouçam realmente a Palavra, pois a Fé vem pelo Ouvir e Ouvir a Palavra de Deus.

Bem, comecei a orar pelo culto também, pedi que fosse diferente, qe todos nós sentissemos a Presença de Deus.. que Deus dê animo, alegria. Que Deus nos renovasse.
Deus ouviu nossas orações, pois sei que eu não fui a única que estava nessa busca.
Ontem Deus agiu com toda a igreja, acredito que nenhuma pessoa lá dentro não tenha sentido, sei que nem todas estavam dispostas a Ouvir Deus chamando mas tenho certeza que todas sabem que algo estava acontecendo naquele lugar.
A missionária da nossa igreja levou com ela uma pregadora - missionária - amiga dela e a pastora deu a palavra a ela para se apresentar, saudar a igreja..., e nisso ela sentiu em seu coração em pregar, nada combinado, o pastor já tinha feito a pregação daquele domingo, mas Deus tinha outros planos para aquela noite e os pastores perceberam que Deus ia agir de uma forma diferente e Ele usou a missionária  para falar conosco.

Ela começou a pregar sobre a nossa vida com Deus, Nossa intimidade com Cristo, porque as vezes não confessamos o que realmente está acontecendo com a gente, com o nosso coração a Deus. Deus sente saudade das nossas orações, Ele é nosso Pai, Sabe de todas as coisas, mas Ele quer ter um relacionamento profundo com Você, Deus quer que vc converse com Ele.
Cristo é nosso irmão, Ele sente a dor que nós sentimos, Jesus chorou na morte de Lázaro, Ele o chamou de amigo e é assim que Deus nos ama, Deus está chamando-nos, mas infelizmente nem todos O ouve, mas além de ouvir, temos que nos redimir, confessar, Pecado tem nome!! quando vc vai a um medico se vc não disser o que realmente está sentindo ele não vai saber o que vc tem, não vai ter dar o remedio certo.

Bem, quando ela disse que Deus estava com saudades já comecei a chorar, as vezes nós nos preocupamos com nós mesmos, coisas dentro da Igreja mas não ouvimos o que Deus tem a nos dizer, quantas vidas lá fora estão sendo presas pelo inimigo e nós nem percebemos.

Depois ela disse que o maior ataque hoje em dia são contra as crianças e adolescentes, e realmente esse mundo está cada vez mais caótico, muita pressão de todos os lados e mentiras também e chamou todas crianças, adolescentes, jovens e infermos a frente

Eu já tinha parado um pouco de chorar, mas já estava sentindo algo diferente dentro de mim, mas aí todos presentes começaram a orar, foi um mover tremendo, grandioso, poderoso mesmo
Ela ministrou oração com óleo um a um, e realmente só Deus pra saber o que há dentro do nosso coração. Agradeço muito a Ele por conhecer da Tua Palavra, Tua presença e estar ali presente. Sei que eu não tinha mais forças para ficar em pé, tudo tremia, mãos e principalmente minhas pernas, era um choro sem cessar, choro de coisas que nem eu mesma sabia que estava guardada no coração, mas Deus nos libertou naquela noite, e Ele quer fazer isso com cada um de nós. Não deixe sentimentos ruins dentro de vc, as vezes a gnt pensa que são insignificantes, mas não são e livrar deles faz muitissima diferença!

E hoje de manha, minha mãe veio me contar uma coisa que meu pai tinha dito à ela: meu pai ficou em casa ontem, e ele disse que por volta das 21h30 (a hora que estavamos em oração na igreja), ele quase dormindo na sala, ele sentiu algo diferente, como se alguem tivesse entrado em casa e indo em direção aos quartos, ele chegou pensar que era minha mãe e eu que tinhamos chegado, e nisso ele sentiu sendo desamarrado, libertado de alguma coisa. Deus visitou a minha casa e tirou tudo que há de ruim

Eu creio em Deus e na Tua Palavra, Sem Cristo não somos ninguém e não há vida!
Eu vivo para a honra e glória de Deus

Obrigada Senhor ♥

14 de abril de 2011

FRASES DO LIVRO A CABANA

 "Crescer significa mudar e mudar envolve riscos,uma passagem do conhecido para o desconhecido"


'... não se esqueça de que no meio de toda sua dor e mágoa você está rodeado por beleza, pela maravilha da Criação, pela arte, pela música, pela cultura, pelos sons de riso e amor, de esperanças sussurradas e de celebrações, de vida nova e de transformações, de reconciliação e perdão. '

"Acho que começar tirando do caminho as questões que vêm da cabeça faz com que as do coração fiquem mais fáceis de ser trabalhadas...quando você estiver pronto."


"Quando estou com vocês, vivo no presente. Não no passado, se bem que muita coisa pode ser lembrada e aprendida ao seu olhar para trás, mas somente para uma visita, não para um estada demorada. E certamente não vivo no futuro que você visualiza ou imagina."

" É impossivel ter poder sobre o futuro, porque ele não é real, e jamais será."

"A maioria dos passáros foi criada para voar. Para eles, ficar só no solo é uma limitação de sua capacidade de voar, e não o contrario...Você por outro lado, foi criado para ser amado. Assim, para você, viver como se não fosse amado é uma limitação, e não o contrario...VIVER SEM SER AMADO É COMO CORTAR AS ASAS DE UM PASSÁRO E TIRAR SUA CAPACIDADE DE VOAR."

"A pessoa que vive dominada pelos medos não encontra liberdade no meu amor."

você exige sua independência, mas depois reclama por eu amá-lo e bastante para responder seu pedido

Não é da natureza do amor forçar um relacionamente, mas é da natureza do amor abrir o caminho.

O importante é saber que tudo é um processo, não um acontecimento.
Os humanos foram criados para viver no passado, no presente ou no futuro?
- No presente.
- Agora me diga: onde você está passando a maior parte do tempo em sua imaginação?"

"Seria como este pássaro, cuja natureza é voar, opatasse somente por andar no chão. Ele não deixa de ser pássaro, mas isso altera significativamente sua experiência de vida"

"Um pássaro não é definido por estar preso ao chão, mas por sua capacidade de voar"

"Declarar sua independência resultará no mal, porque, separado de mim, você só pode contar consigo mesmo. Isso é morte, porque você se separou de mim, que sou Vida"

"muitos acreditam que é o amor que cresce, mas éo conhecimento que cresce, e o amor simplesmente se expande para contê-lo. O amor é simplesmente a pele doconhecimento"

"escolha dois filhos seus para ir para o céu e dois para ir para o inferno... Consegue? É isso que você acredita que Deus faz."

"Se você tentar viver isso sem mim, sem o diálogo constante que estabelecemos ao compartilhar esta jornada juntos, será como tentar andar sobre a água sozinho. Você não pode! E quando tenta, por mais bem intencionado que seja, vai afundar."

"Estou dizendo que a reconciliação é uma rua de mão dupla e eu fiz a minha parte, totalmente, completa-mente, definitivamente. Não é da natureza do amor forçar um relacionamento, mas é da natureza do amor abrir o caminho."

"Algumas vezes os sonhos são importantes, você sabe. Podem ser um modo de abrir a janela e deixar que o ar poluído saia" (Elousia - The Shack - p.108)

## A religião usa a lei pra ganhar força e controlar as pessoas de que precisa pra sobreviver. Eu, ao contrário, dou a capacidade de reagir e sua reação é estar livre para amar e servir em todas as situações.


"Eu não castigo as pessoas pelo pecado, pois o pecado é o próprio castigo, devora as pessoas por dentro. Meu objetivo não é castigar, minha alegria é curar..."

19 de março de 2011

Curioso

Estava pensando como as pessoas duvidam da Bíblia,
uma das desculpas é que ela foi escrita por homens e que pode ter sido modificada pelo longo dos anos, mas como um livro com tantas revelações como a Bíblia pode estar errada?
São livros qe foram escritos por diferentes homens inspirados por Deus.
E o mais impressionante para mim, é que as pessoas preferem acreditar em um horóscopo do que na Bíblia.

14 de março de 2011

A vinda de Jesus está muito perto...

Desde os primeiros cultos que assistimos na igreja, podemos notar uma coisa que é sempre dita: a vinda de Jesus está muito perto... Mas quando acontece uma catástrofe como o tsunami no Japão, é que paramos para pensar na dimensão disto tudo.

Na Bíblia está escrito que quando a volta de nosso Senhor Jesus estivesse se aproximando, coisas deste tipo iriam acontecer. Vale lembrar que este não é um fato isolado. Este ano mesmo no nosso país, cidades sofreram com enchentes no começo do ano.

Sabendo que Jesus está à porta, o papel do cristão é vigiar e orar para que a salvação não seja perdida. A Bíblia demonstra isto em Apocalipse 3;11: Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

Entretanto gostaria de atentar para outro fato: nós não temos que viver a palavra do Pai e cuidar da vida espiritual, somente porque a volta de Jesus está próxima, mas sim por amor a Ele. Não interessa se Jesus voltará amanhã ou daqui a 100 anos, é dever do cristão viver segundo a vontade de Deus, esperando sempre em segurança o dia do juízo final.

Lógico que não é fácil, viver na Terra e servir a Deus, é extremamente difícil. São inúmeras tentações e pressões que o mundo nos traz, até a palavra de Deus afirma que teríamos aflições.
Mas também diz para termos bom ânimo, afinal Ele venceu o mundo!

E Este que venceu o mundo, cuida da gente. O que temos que fazer é pedir força a Ele, ver nosso Senhor como amigo, como um pai de verdade, para a caminhada na Terra ser mais branda. E para no final de tudo, podermos olhar para trás vendo que tudo valeu a pena, e desfrutando da promessa da salvação!

24 de fevereiro de 2011

Um pouco da Bíblia - Parte 3

Depois de muito tempo e um certo atraso, vamos continuar com "Um pouco da Bíblia", para encerrar, o Novo Testamento:

Mateus – Este Evangelho cita muitos textos do Antigo Testamento. Ele se destinava primordialmente ao público judeu, para o qual apresentava Jesus como o Messias prometido nas Escrituras do Antigo Testamento. Mateus narra a história de Jesus desde seu nascimento até sua ressurreição e põe ênfase especial nos ensinamentos do Mestre.

Marcos – Marcos escreveu um Evangelho curto, conciso e cheio de ação. Seu objetivo era aprofundar a fé e a dedicação da comunidade para o qual escrevia.

Lucas – Neste Evangelho é enfatizado como a salvação em Jesus está ao alcance de todos. O evangelista mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.

João – O Evangelho de João, pela sua forma, se colocou à parte dos outros três enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. Seu estilo literário é reflexivo e cheio de imagens e figuras.

Atos dos Apóstolos - Quando Jesus deixou os seus discípulos, o Espírito Santo veio habitar com eles. Este livro foi escrito por Lucas para ser um complemento ao seu Evangelho. Ele relata eventos da história e da ação da igreja cristã primitiva, mostrando como a fé se propagou no mundo mediterrâneo de então.

Romanos – Nesta importante carta, Paulo escreve aos romanos sobre a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que crêem em Cristo. O apóstolo reafirma a grande bondade de Deus, e declara que, através de Jesus Cristo, Deus nos aceita e nos liberta de nossos pecados.

1 Coríntios – Esta carta trata especificamente dos problemas que a igreja de Corinto estava enfrentando: dissensão, imoralidade, problemas quanto à forma de adoração pública e confusão sobre os dons do Espírito.

2 Coríntios – Nesta carta o apóstolo Paulo escreve sobre seu relacionamento com a igreja de Corinto e as dificuldades que alguns falsos profetas haviam trazido ao seu ministério.

Gálatas – Esta carta expõe a liberdade da pessoa que crê em Cristo com respeito à lei. Paulo declara que somente pela fé as pessoas são reconciliadas com Deus.

Efésios – O tema central desta carta é o propósito eterno de Deus, Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, que é formada a partir de muitas nações e raças.

Filipenses – A ênfase desta carta está no gozo que o crente em Cristo encontra em todas as circunstâncias da vida. O apóstolo Paulo a escreveu quando estava encarcerado.

Colossenses – Nesta carta o apóstolo Paulo diz aos cristãos de Colossos que abandonem suas superstições e que Cristo seja o centro de sua vida.

1 Tessalonicenses – O apóstolo Paulo dá orientação aos cristãos de Tessalônica a respeito da volta de Jesus ao mundo.

2 Tessalonicenses – Como em sua primeira carta, o apóstolo Paulo fala do retorno de Jesus ao mundo. Também trata de preparar os cristãos para a vida do Senhor.

1 Timóteo – Esta carta serve de orientação a Timóteo, um jovem líder da igreja primitiva. O apóstolo Paulo lhe dá conselhos sobre a adoração, o ministério e os relacionamentos dentro da igreja.

2 Timóteo – Esta é a última carta escrito pelo apóstolo Paulo. Nela lança um último desafio a seus companheiros de trabalho.

Tito – Tito era ministro em Creta. Nesta carta o apóstolo Paulo o orienta sobre como ajudar os novos cristãos.

Filemom – Filemom é instado a perdoar seu escravo, Onésimo, que havia fugido. Filemom deveria aceitá-lo de volta como a um amigo em Cristo.

Hebreus – Esta carta exorta os novos cristãos a não observarem mais rituais e cerimônias tradicionais, pois, em Cristo, elas já foram cumpridas.

Tiago – Tiago aconselha os cristãos a viverem na prática sua fé e, além disso, oferece idéias de como isso pode ser feito.

1 Pedro – Esta carta foi escrita para confortar os cristãos da igreja primitiva que estavam sendo perseguidos por causa da fé.

2 Pedro – Nesta carta o apóstolo Pedro adverte os cristãos sobre os falsos mestres e os estimula a continuarem a lei de Deus.

1 João – Esta carta explica a verdades básicas sobre a vida cristã com ênfase no mandamento de amarem uns aos outros.

2 João – Esta carta dirigida à “senhora eleita de seus filhos”, adverte os cristãos quanto aos falso profetas.

3 João – Em contraste com sua Segunda Carta, esta fala da necessidade de receber os que pregam a Cristo.

Judas – Judas adverte seus leitores sobre a má influência de pessoas alheias a irmandade em Cristo.

Apocalipse – Este livro foi escrito para encorajar os cristãos que estavam sendo perseguidos e para firmá-los na confiança que Deus cuidará deles. Usando símbolos e visões, o escritor ilustra o triunfo do bem sobre o mal e a criação de uma nova terra e um novo céu.

Fonte: Bíblia Sagrada - Nova tradução na linguagem de hoje - SBB (Sociedade Bíblica do Brasil)

24 de janeiro de 2011

Um pouco da Bíblia - Parte 2

Vamos continuar a falar um pouco mais da Bíblia, com os livros que faltavam do Velho Testamento:

Lamentações de Jeremias – Tal qual Jeremias havia predito, Jerusalém caiu cativa da Babilônia. Este livro registra cinco “lamentos” pela cidade caída.

Ezequiel – A mensagem de Ezequiel foi dada aos judeus cativos da Babilônia. Ezequiel usou histórias e parábolas para falar do juízo, da esperança e da restauração de Israel.

Daniel – Daniel se manteve fiel a Deus, mesmo enfrentando muitas pressões quando cativo na Babilônia. Este livro inclui as visões proféticas de Daniel.

Oséias – Oséias se vale de sua experiência conjugal, em que ele era dedicado à esposa, mesmo sabendo que ela era infiel, para ilustrar o adultério que Israel tinha cometido com Deus e para mostrar como o fiel amor de Deus pelo seu povo nunca muda.

Joel – Depois de uma praga de gafanhotos, Joel admoesta o povo para que se arrependa.

Amós – Durante um tempo de prosperidade, este profeta de Judá pregou aos ricos líderes de Israel sobre o juízo de Deus; insistia em que pensassem nos pobres e oprimidos, antes de pensaram em sua própria satisfação.

Obadias – Obadias profetizou o juízo sobre Edom, um país vizinho de Israel.

Jonas – Jonas não queria pregar para a gente de Nínive, que era inimiga de seu próprio país. Quando, finalmente levou a mensagem enviada por Deus, seus habitantes se arrependeram.

Miquéias – A mensagem de Miquéias para Judá era de juízo em vez de esperança e restauração. Especialmente notável é um versículo que resume o que Deus quer de nós. (6,8).

Naum – Naum anunciou que Deus destruiria o povo de Nínive por sua crueldade e na guerra.

Habacuque – Este livro apresenta um diálogo entre Deus e Habacuque sobre a justiça e o sofrimento.

Sofonias –Este profeta anunciou o dia do Senhor, que traria juízo a Judá e às nações vizinhas. Esse dia, que haveria de vir, seria de destruição para muitos, mas um pequeno remanescente, sempre fiel a Deus, sobreviveria para abençoar o mundo inteiro.

Ageu – Depois que o povo voltou do exílio, Ageu é o admoestou para que dessem prioridade a Deus e reconstruíssem em primeiro o templo, mesmo antes de reconstruírem suas casas.

Zacarias – Como Ageu, Zacarias instou o povo a reconstruir o templo, assegurando-lhes a ajuda e bençãos de Deus. Suas visões apontavam para um futuro brilhante.

Malaquias – Após o retorno do exílio, o povo voltou a descuidar de sua vida religiosa. Malaquias passou a inspirá-los novamente, falando-lhes do “Dia do Senhor”.

Fonte: Bíblia Sagrada - Nova tradução na linguagem de hoje - SBB (Sociedade Bíblica do Brasil)


17 de janeiro de 2011

Um pouco da Bíblia

A partir de hoje começaremos a postar aqui no blog, mini-resumos sobre os livros da Bíblia. Hoje começamos com a 1ª parte do Velho Testamento:

Gênesis – Este livro, que mostra como era “no princípio”, faz uma narrativa da criação, do relacionamento de Deus com o homem e da promessa de Deus à Abraão e seus descendentes.

Êxodo – O nome Êxodo significa saída. Este livro conta como Deus livrou os israelitas de uma vida de penúrias e escravidão no Egito. Deus fez um pacto com eles e lhes deu leis para ordenar e governar sua vida.

Levítico – O nome do livro se deriva do nome de uma das doze tribos de Israel. O livro registra todas as leis e regulamentos a respeito de rituais e cerimônias.

Números – Os israelitas vagaram pelo deserto durante quarenta anos, antes de entrar em Canaã, “a terra prometida”. O nome do livro se deriva dos censos promovidos durante esse tempo no deserto.

Deuteronômio - Moisés pronunciou três discursos de despedida pouco antes de morrer. Neles recapitulou, com o povo, todas as leis de Deus para os israelitas. O nome do livro expressa essa “recapitulação” ou “segunda lei”.

Josué – Josué foi o líder dos exércitos israelitas em suas vitórias sobre seus inimigos, os cananeus. O livro termina descrevendo a divisão da terra entre as doze tribos de Israel.

Rute – O amor e a dedicação de Rute à sua sogra, Noemi, são o tema desse livro.

1 Samuel – Samuel foi o líder no período compreendido entre os juízes e Saul, o primeiro rei. Quando a liderança de Saul falhou, Samuel ungiu a Davi como rei.

2 Samuel – Sob o reinado de Davi , a nação se unificou e se fortaleceu. No entanto, depois dos pecados de Davi, adultério e assassinato, tanto a nação como a família do rei sofreram muito.

1 Reis – Esse livro inicia com o reinado de Salomão em Israel. Depois de sua morte, o reino se dividiu em consequência da guerra civil entre o Norte e o Sul, resultando no surgimento de duas nações: Israel no Norte e Judá no Sul.

2Reis – Israel foi conquistada pela Assíria em 721 a.C. Judá, pela Babilônia, em 586 a.C. Estes acontecimentos foram considerados um castigo ao povo pela desobediência às leis de Deus.

1 Crônicas – Este livro inicia com as genealogias de Adão até Davi e, em seguida, conta os acontecimentos do reinado de Davi.

2 Crônicas – Este livro abrange o mesmo período que 2 Reis, mas com ênfase em Judá, o reino do Sul, e seus governantes.

Esdras – Depois de estar cativo na Babilônia por algumas décadas, o povo de Deus retornou e Jerusalém. Um de seus líderes era Esdras. Este livro contém a admoestação que Esdras fez ao povo para que este seguisse e honrasse a lei de Deus.

Neemias – Depois do templo, também foi reconstruída a muralha de Jerusalém. Neemias oi quem dirigiu esse empreendimento. Ele também colaborou com Esdras para restaurar o fervor religioso do povo.

Ester – Esse livro relata a história de uma rainha da Pérsia, que denunciou um complô que visava destruir seus compatriotas. Com isso ela evitou que todos fossem aniquilados.

Jó – A pergunta “Por que sofrem os inocentes?” é tratada nesta história bíblica.

Salmos – Estas 150 orações usadas pelos hebreus para expressar sua relação com Deus. Abrangem todo o campo das emoções humanas, desde a alegria até o ódio, da esperança ao desespero.

Provérbios – Este é um livro de sabedoria, de ensinamentos éticos e de senso comum acerca de como viver uma vida reta.

Eclesiastes – Na sua busca por felicidade e pelo sentido da vida, este escritor, conhecido como “filósofo” ou “pregador”, faz perguntas que continuam presentes na sociedade contemporânea.

Cântico dos Cânticos – Este poema descreve o gozo e o êxtase do amor. Simbolicamente tem sido aplicado ao amor de Deus por Israel e ao amor de Cristo pela Igreja.

Isaías – O profeta Isaías trouxe a mensagem do juízo de Deus às nações, anunciou um rei futuro, à semelhança de Davi, e prometeu uma era de paz e tranquilidade.

Jeremias – Muito antes da destruição de Judá, pela Babilônia, Jeremias predisse o justo juízo de Deus. Embora sua mensagem seja majoritariamente de destruição, Jeremias também falou do novo pacto com Deus.


Fonte: Bíblia Sagrada - Nova tradução na linguagem de hoje - SBB (Sociedade Bíblica do Brasil)

9 de janeiro de 2011

A maravilhosa presença de Deus

O maior bem que qualquer pessoa pode sonhar em ter é a presença de Deus. Não tem como você imaginar qualquer coisa mais prazerosa no mundo. Não se compara nem ao amor familiar, ou a conquista de um novo emprego. É algo tão rico e tão bom, que não dá para pensar como seria viver sem!

A presença de Deus na minha vida é o que me faz seguir a cada dia. O amor que Ele tem por mim, é um amor que nenhum ser humano é capaz de sentir por outro. Eu sou falha, continuo teimando e errando, e mesmo eu não merecendo, Ele me perdoa, continua sendo meu amigo, e enchendo a minha vida com Suas ricas bênçãos.

Esse imenso amor até me constrange de tão bom e gigante que é. Faz com que eu queira melhorar a cada dia, que eu queira ser honrá-lo e ser fiel. Esse amor é o que me mantém viva, que me impulsiona a acordar cada dia, para passar por ele e enfrentar qualquer coisa que venha me acontecer.

É esse amor que me faz ter sempre a certeza no fundo do meu coração, que pode acontecer qualquer coisa, por mais terrível que ela seja, será superada. Porque o meu Deus foi, é e sempre continuará sendo fiel a mim. A fidelidade Dele é eterna e imensa, mesmo que a minha seja fraca.

Só de poder sentir Seu amor e estar na Sua presença, eu já poderia e deveria me sentir completamente realizada. Mas mesmo assim, o Senhor se preocupa comigo, e me ajuda nos meus projetos pessoais...

É mais do que perfeito o que o Pai faz por mim, Ele supri todas as minhas necessidades! Seria tão bom se todos pudessem enxergar a beleza do amor de Deus, e buscar estar na presença Dele. Creio que seriam mais felizes e a vida seria bem mais fácil e prazerosa.

6 de janeiro de 2011

Second Chance

Vai aqui a tradução de uma música que eu acho muito bonita:




Second Chance - Hillsong


You called my name
Reached out Your hand
Restored my life
And I was redeemed
The moment You entered my life

Amazing grace
Christ gave that day
My life was changed
When from my shoulders
Fell the weight of my sin

So it’s with everything I am
I reach out for Your hand
The hope for change
The second chance I’ve gained

On You I throw my life
Casting all my fears aside
How could greater love than this
Ever possibly exist

Consume my thoughts
As I rest in You
I’m now in love
With a Saviour
Bearing the marks of His love

So I’ll wait upon You now
With my hands released to You
Where a little faith’s enough
To see mountains lift and move

And I’ll wait upon You now
Dedicated to Your will
To this love that will remain
A love that never fails


Tradução - Segunda Chance - Hillsong


Você chamou meu nome
Alcancei Sua mão
Restaurou minha vida
E eu fui redimido
No momento em que Você entrou na minha vida

Graça Maravilhosa
Cristo deu naquele dia
Minha vida foi mudada
Quando dos meus ombros
Caiu o peso do meu pecado

Então isso é com tudo o que sou
Eu alcancei por Sua mão
A esperança que mudou
A segunda chance eu tenho ganhado

Sobre Você lanço minha vida
Atirando minhas ansiedades de lado
Como pode melhor amor que esse
Jamais poderia existir

Consuma minhas idéias
Enquanto eu descanso em Ti
Eu estou agora apaixonado
Pelo Salvador
Trazendo as marcas deste amor

Então eu espero por Você
Com minhas mãos lançadas pra Ti
Onde uma pequena fé é suficiente
Para ver montanhas se levantarem e se moverem

E eu espero por Você agora
Dedicado ao seu Ide
A este amor que vai durar
Um amor que nunca falha