17 de janeiro de 2011

Um pouco da Bíblia

A partir de hoje começaremos a postar aqui no blog, mini-resumos sobre os livros da Bíblia. Hoje começamos com a 1ª parte do Velho Testamento:

Gênesis – Este livro, que mostra como era “no princípio”, faz uma narrativa da criação, do relacionamento de Deus com o homem e da promessa de Deus à Abraão e seus descendentes.

Êxodo – O nome Êxodo significa saída. Este livro conta como Deus livrou os israelitas de uma vida de penúrias e escravidão no Egito. Deus fez um pacto com eles e lhes deu leis para ordenar e governar sua vida.

Levítico – O nome do livro se deriva do nome de uma das doze tribos de Israel. O livro registra todas as leis e regulamentos a respeito de rituais e cerimônias.

Números – Os israelitas vagaram pelo deserto durante quarenta anos, antes de entrar em Canaã, “a terra prometida”. O nome do livro se deriva dos censos promovidos durante esse tempo no deserto.

Deuteronômio - Moisés pronunciou três discursos de despedida pouco antes de morrer. Neles recapitulou, com o povo, todas as leis de Deus para os israelitas. O nome do livro expressa essa “recapitulação” ou “segunda lei”.

Josué – Josué foi o líder dos exércitos israelitas em suas vitórias sobre seus inimigos, os cananeus. O livro termina descrevendo a divisão da terra entre as doze tribos de Israel.

Rute – O amor e a dedicação de Rute à sua sogra, Noemi, são o tema desse livro.

1 Samuel – Samuel foi o líder no período compreendido entre os juízes e Saul, o primeiro rei. Quando a liderança de Saul falhou, Samuel ungiu a Davi como rei.

2 Samuel – Sob o reinado de Davi , a nação se unificou e se fortaleceu. No entanto, depois dos pecados de Davi, adultério e assassinato, tanto a nação como a família do rei sofreram muito.

1 Reis – Esse livro inicia com o reinado de Salomão em Israel. Depois de sua morte, o reino se dividiu em consequência da guerra civil entre o Norte e o Sul, resultando no surgimento de duas nações: Israel no Norte e Judá no Sul.

2Reis – Israel foi conquistada pela Assíria em 721 a.C. Judá, pela Babilônia, em 586 a.C. Estes acontecimentos foram considerados um castigo ao povo pela desobediência às leis de Deus.

1 Crônicas – Este livro inicia com as genealogias de Adão até Davi e, em seguida, conta os acontecimentos do reinado de Davi.

2 Crônicas – Este livro abrange o mesmo período que 2 Reis, mas com ênfase em Judá, o reino do Sul, e seus governantes.

Esdras – Depois de estar cativo na Babilônia por algumas décadas, o povo de Deus retornou e Jerusalém. Um de seus líderes era Esdras. Este livro contém a admoestação que Esdras fez ao povo para que este seguisse e honrasse a lei de Deus.

Neemias – Depois do templo, também foi reconstruída a muralha de Jerusalém. Neemias oi quem dirigiu esse empreendimento. Ele também colaborou com Esdras para restaurar o fervor religioso do povo.

Ester – Esse livro relata a história de uma rainha da Pérsia, que denunciou um complô que visava destruir seus compatriotas. Com isso ela evitou que todos fossem aniquilados.

Jó – A pergunta “Por que sofrem os inocentes?” é tratada nesta história bíblica.

Salmos – Estas 150 orações usadas pelos hebreus para expressar sua relação com Deus. Abrangem todo o campo das emoções humanas, desde a alegria até o ódio, da esperança ao desespero.

Provérbios – Este é um livro de sabedoria, de ensinamentos éticos e de senso comum acerca de como viver uma vida reta.

Eclesiastes – Na sua busca por felicidade e pelo sentido da vida, este escritor, conhecido como “filósofo” ou “pregador”, faz perguntas que continuam presentes na sociedade contemporânea.

Cântico dos Cânticos – Este poema descreve o gozo e o êxtase do amor. Simbolicamente tem sido aplicado ao amor de Deus por Israel e ao amor de Cristo pela Igreja.

Isaías – O profeta Isaías trouxe a mensagem do juízo de Deus às nações, anunciou um rei futuro, à semelhança de Davi, e prometeu uma era de paz e tranquilidade.

Jeremias – Muito antes da destruição de Judá, pela Babilônia, Jeremias predisse o justo juízo de Deus. Embora sua mensagem seja majoritariamente de destruição, Jeremias também falou do novo pacto com Deus.


Fonte: Bíblia Sagrada - Nova tradução na linguagem de hoje - SBB (Sociedade Bíblica do Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário