26 de fevereiro de 2010

Corte - Romance à maneira de Deus

   Oi, gente!  Só esclarecendo, o que escrevi não são meus pensamentos, mas basicamente palavras do Craig Hill (criador do Family Foundation e dos cursos Veredas Antigas, Romance à maneira de Deus (ex-corte, pois esse nome tem sido deturpado por várias pessoas) e outros. Porém como concordo com o que ele fala, fui expondo aqui o meu entendimento a respeito disso.

Bom, corte ou outro nome que queiram dar, nada mais é do que uma relação de parceria entre os pais e os filhos. A Bíblia não fala em namoro e este só passou a ser conhecido na mesma época que surgiram os primeiros automóveis, ou seja, é algo relativamente recente na sociedade ocidental. Antigamente os casamentos eram "arranjados", os noivos não namoravam antes. Não creio que na nossa cultura atual daria certo esses sistema de casamento arranjado, mas também o que vemos nos namoros é mais um preparação para o divórcio do que para o casamento, porque as pessoas se ligam as outras sem propósito algum, na maioria da vezes começam a namorar apenas para satisfazer o seu ego, enfim, se divertirem com as delícias do namoro. O problema é q cada vez q os corações se unem, quando não dá certo, e aquela fase de interesse passa, os corações vão ficando dilacerados, é como se fossem duas folhas de papel coladas, que quando se separam não saem mais inteiras... e no sistema de namoro é assim que funciona com os corações do homem e da mulher. Os princípios de Deus nos mostram que os pais devem ser os agentes protetores dos filhos, por isso a necessidade da parceria. O homem quando se interessar por uma mulher deveria primeiro procurar seu pai para mostrar suas verdadeiras intenções com a filha e assim já começar o relacionamento que visa o casamento debaixo da bênção dos pais. 
 
Deus já sabe com quem iremos casar, então enquanto somos solteiros, estamos reservados para aquele q       será nosso futuro(a) esposo(a), por isso não devemos sair por aí experimentando um e outro pra ver se é ele(a) porque iremos estar dando algo que não é nosso (corpo e coração) para alguém que não é devido. Nosso corpo e coração pertecem primeiramente a Deus e depois ao nosso cônjuge, logo seria um furto entregá-los a outra pessoa que não fosse o nosso cônjuge, por isso devemos esperar no Senhor pela pessoa certa e Ele e nossos pais (ou líderes espirituais) devem ser os nossos parceiros nesse momento.

Quando isso não acontece os homens e mulheres já entram no casamento com seus corações machucados e desfalcados e acabam exigindo muito um do outro, porque não estãos mais inteiros, já que não se guardaram um para o outro. Creio que Deus pode fazer com que esse coração dilacerado se restabeleça, mas não é algo fácil, indolor e rápido de acontecer, por isso é melhor evitar, certo? Outra questão sobre o namoro é q nele temos as prioridades invertidas: primeiro me interesso pelo físico(corpo), depois pelos sentimentos(alma) e só então pelo espírito. Só que nós somos um espírito que possuimos uma alma e habitamos num corpo, portanto o relacionamento entre um homem e uma mulher deveria seguir a ordem inversa... Não estou diendo que a parte física e das emoções não são importantes, claro que são, mas a ordem tem q ser a correta.

Bom, posso ampliar ainda mais o conceito de corte que é um relacionamento no qual desde quando vc ainda está no ventre da sua mãe, seus pais já o abençoam, já começam desde cedo a lhe ensinar os princípios da palavra de Deus e assim vc já cresce com esses ensinamentos arraigados em vc. É um relacionamento, primeiramente, com seus pais até chegar o momento de se encontrar com seu(sua) amado(a). É um relacionamento que ocorre em etapas, da infância para a adolescência, para a juventude com seus estudos, formação pessoal e profissional, independedência financeira, até o casamento.  
É importante seguir todos esses passos, infelizmente algumas pessoas não têm a oportunidade de terem pais cristãos ou até mesmo vivos, mas aqueles que são autoridade espiritual sobre sua vida sempre te ajudarão a tomar a decisão correta.

Quando finalmente vc encontra a pessoa certa, tem a bênção de Deus, de seus pais, dos pais dele(a), enfim, é só bênção.. rs.. vc então assume um compromisso com ele(a) de casamento. É diferente do namoro em que vc vai ver no que vai dar, mas é um relacionamento no qual vc já sabe o fim q é o casamento. Claro que nesse ínterim podemos nos enganar e não ser nada do que pensávamos, mas isso deve ser exceção e não regra.

Sobre a questão física, assumindo esse compromisso com o(a) amado(a), até a chegada do dia do casamento, vcs precisam vigiar, precisam estar em oração e vigilância para não cairem em tentação, então vcs precisam ser bem abertos um com o outro e naquilo que vcs virem que "o bicho tá pegando" fujam disso e vivam em santidade. Deus nos chamou para vivermos em santidade e justiça todos os dias da nossa vida e quando estamos em constante oração e vigilância não temos prazer algum em entristecer o Senhor fazendo algo que o entristece. O Espírito Santo habita em nós e Ele nos mostra até onde podemos ir, é só, verdadeiramente, dar ouvidos a Ele e não a nossa carne.


Deus os abençoe! 
 
 
Obs: vi numa comunidade do orkut, mto interessante e esclarecedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário