10 de maio de 2012

Quando faz sentido!




O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha segurança para sempre. - Salmos 73:26.

Sabe quando você lê um texto ou assiste a um vídeo e o conteúdo faz todo o sentido para você? Então, foi exatamente isso o que aconteceu comigo quando eu li esse versículo.

Não foi uma simples apreciação a belas palavras, mas sim entender cada palavra do que estava sendo dito. Foi como se tudo o que eu estivesse sentindo ganhasse forma em palavras que foram escritas séculos antes meu nascimento.

O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar...

Não adianta negar, pensar que sou forte, que só dessa vez eu dou conta de ir contra a minha própria carne pelas minhas forças. Todas as vezes que eu ousei pensar dessa maneira, acabei fraquejando. A lição é clara: não dá para brincar. Se eu sei que alguma coisa pode me fazer errar e me afastar de Deus, tenho que fugir disso e pedir força ao Pai. Ele não abandona quem tem o desejo de ser fiel dentro do coração.

Na teoria parece mais simples do que realmente é na prática. Sempre surge aquele pensamento tolo que dessa vez não vai acontecer nada. Pode até ser que não aconteça, mas é melhor não arriscar.

Mas e se acontecer? Aí é tenso hein? Porém, nunca é tarde demais para voltar ao lugar de que nunca deveria ter saído: os braços de Deus. Nosso corpo é falho e nosso coração enganoso e podemos sim ser confundidos por nossos sentimentos e desejos. Deus sabe disso, e é por isso que Ele se dispõe a nos ajudar. Basta querer a mudança.

...mas Deus é a força do meu coração e a minha segurança para sempre.

Lindo né? Deus é forte. Ele tem força e poder. E mesmo no alto de toda a Sua onipotência, Ele fortalece o nosso coração. Eu posso querer algo com muita força, mas se tal coisa não for me fazer bem, Deus vai sim me fazer forte para que eu possa lutar contra o meu próprio coração. E quando isso acontece vem uma sensação de proteção enorme. Entretanto, é bom que ninguém se engane: essa proteção só provém de Deus. Não posso achar que está tudo “numa boa” e tentar seguir sozinha.

Assim, não tem erro. Deus é a maior fonte de segurança que alguém pode ter. Você pode se cercar de todos os seguranças, blindar teu carro, por grades de proteção em casa. Sem a proteção de Deus, tudo isso é em vão. Até porque dá para proteger o material com esses aparatos, mas e o coração como fica?

O único que tem como proteger o nosso coração é Deus. E sabe como? Com amor. Isso mesmo! O amor que provém de Deus cura as feridas e dá segurança para acreditar que toda dor pode ir embora e dar lugar a alegria!

6 de fevereiro de 2012

4 de fevereiro de 2012

Obedecer a Deus

Ana frequenta a igreja desde os cinco anos idade, hoje aos dezessete, percebe como quando era criança as coisas eram bem mais fáceis. Há pouco tempo conheceu um menino na escola e vem se sentindo de um jeito diferente. Além disso, pensa constantemente no novo amigo e quer estar sempre perto dele. Só tem um problema: ele não acredita em Deus e não faz questão de respeitar quem acredita. Ana tenta lutar contra o sentimento, faz de tudo para fugir da tentação.

São duas da tarde, Pedro recebe um cliente cego em sua loja. O rapaz que acabou de casar e de conseguir abrir o seu próprio negócio, trata o cliente da melhor forma possível. Foi assim que aprendeu com sua mãe, mesmo antes de se aceitar Jesus. Pronto, o cliente vai pagar. O total é de dez reais, só que em vez de uma nota de dez, ele oferece uma de cinqüenta, acabou se confundindo. E agora? Pedro vai contar o equívoco para o cliente ou vai fazer de conta que não viu e ficar com o resto do dinheiro?

Essas são histórias fictícias, mas que acontecem no dia a dia de muitos cristãos. Na teoria é bem fácil dizer que quando a tentação vier e só fugir dela e dizer não. Mas na prática é bem diferente. Força de vontade não basta, até porque pelas nossas forças não podemos fazer nada, mas sim pela força de Deus. Para escapar das tentações é preciso estar sempre perto de Deus e confiando Nele.

Um belo exemplo disso é a história de José. Ele foi vendido como escravo pelos seus próprios irmãos. Não sei vocês, mas se fosse comigo certamente eu ficaria um tanto revoltada com isso. Não podemos afirmar com certeza que ele não tenha ficado, mas mesmo assim ele não tirou os olhos de Deus. Assim quando a tentação veio, quando a mulher de Potifar, o senhor para quem ele trabalhava, quis ter relações com ele, José conseguiu ter forças para vencê-la. Isso causou sua prisão, mas como conseqüência conseguiu se tornar governador do Egito e pode rever toda a sua família.

Particularmente, eu vejo a história de José como uma das mais bonitas da Bíblia. Mostra que é sim possível vencer as tentações deste mundo, mesmo em meio às adversidades da vida.