Lamentações de Jeremias – Tal qual Jeremias havia predito, Jerusalém caiu cativa da Babilônia. Este livro registra cinco “lamentos” pela cidade caída.
Ezequiel – A mensagem de Ezequiel foi dada aos judeus cativos da Babilônia. Ezequiel usou histórias e parábolas para falar do juízo, da esperança e da restauração de Israel.
Daniel – Daniel se manteve fiel a Deus, mesmo enfrentando muitas pressões quando cativo na Babilônia. Este livro inclui as visões proféticas de Daniel.
Oséias – Oséias se vale de sua experiência conjugal, em que ele era dedicado à esposa, mesmo sabendo que ela era infiel, para ilustrar o adultério que Israel tinha cometido com Deus e para mostrar como o fiel amor de Deus pelo seu povo nunca muda.
Joel – Depois de uma praga de gafanhotos, Joel admoesta o povo para que se arrependa.
Amós – Durante um tempo de prosperidade, este profeta de Judá pregou aos ricos líderes de Israel sobre o juízo de Deus; insistia em que pensassem nos pobres e oprimidos, antes de pensaram em sua própria satisfação.
Obadias – Obadias profetizou o juízo sobre Edom, um país vizinho de Israel.
Jonas – Jonas não queria pregar para a gente de Nínive, que era inimiga de seu próprio país. Quando, finalmente levou a mensagem enviada por Deus, seus habitantes se arrependeram.
Miquéias – A mensagem de Miquéias para Judá era de juízo em vez de esperança e restauração. Especialmente notável é um versículo que resume o que Deus quer de nós. (6,8).
Naum – Naum anunciou que Deus destruiria o povo de Nínive por sua crueldade e na guerra.
Habacuque – Este livro apresenta um diálogo entre Deus e Habacuque sobre a justiça e o sofrimento.
Sofonias –Este profeta anunciou o dia do Senhor, que traria juízo a Judá e às nações vizinhas. Esse dia, que haveria de vir, seria de destruição para muitos, mas um pequeno remanescente, sempre fiel a Deus, sobreviveria para abençoar o mundo inteiro.
Ageu – Depois que o povo voltou do exílio, Ageu é o admoestou para que dessem prioridade a Deus e reconstruíssem em primeiro o templo, mesmo antes de reconstruírem suas casas.
Zacarias – Como Ageu, Zacarias instou o povo a reconstruir o templo, assegurando-lhes a ajuda e bençãos de Deus. Suas visões apontavam para um futuro brilhante.
Malaquias – Após o retorno do exílio, o povo voltou a descuidar de sua vida religiosa. Malaquias passou a inspirá-los novamente, falando-lhes do “Dia do Senhor”.
Fonte: Bíblia Sagrada - Nova tradução na linguagem de hoje - SBB (Sociedade Bíblica do Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário