1 de julho de 2011

Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós





INTRODUÇÃO:

     A Palavra de Deus, em Gênesis 1:27, disse: "Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, a imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou".
Ora, a palavra imagem pode representar muitas coisas. Porém, algumas referências nos ajudam a entender com mais clareza o que Deus está dizendo aqui com esta afirmação de que Ele criou o homem à sua imagem:
Semelhança. Deus criou o homem para ser semelhante a Ele.
Imitação. Deus criou o homem para que Lhe imitasse em seu comportamento. Para que fosse parecido com Ele. Para que fizesse as mesmas coisas que Ele faz.
O Apóstolo Paulo disse em I Co.11:1: "Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo. Em 4:16 ele disse: "Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores". Em Filipenses 3:17, Paulo fala: "Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós". Diante destes textos, podemos entender que o Apóstolo Paulo se classificava como um imitador de Cristo. O seu convite para nós, é para que sejamos seus imitadores, pois, assim, estaremos imitando também a Jesus. O Pr. Ricardo Barbosa em conversa com o Pr. James Hilston, disse: Dr. Hilston, tenho muita dificuldade com estas afirmações de Paulo; Como posso pedir para as pessoas para me imitarem? Não estou sendo arrogante, presunçoso com esta colocação? Paulo não teria faltado com a humildade quando afirma isso? A resposta do Dr. Hilston foi: Ricardo, se você não imita Cristo, você imita quem? Foi aí que o Pr. Ricardo Barbosa mudou o seu conceito a este respeito; preciso imitar a Cristo sim.
Pensemos o seguinte:
Deus é justo e sempre pratica a justiça; O Diabo é injusto e só pratica a injustiça;
Deus é amor e os seus atos sempre são de amor; o Diabo sempre pratica o ódio;
Deus é a paz e não guerra; O Diabo é o pai da confusão e sempre causa confusão;
Deus é santo, e o seu desejo é que também sejamos santos; o Diabo é o pai do pecado;
Deus é a Luz e deseja que também vivamos na luz; o diabo é o príncipe das trevas.
Assim, dependendo dos nossos atos, automaticamente estamos imitando ao Deus ou ao Diabo. Quando temos uma vida pautada na justiça, no amor, na paz; quando buscamos uma vida santa, quando andamos na luz, seremos parecidos com Jesus; logo, imitamos a Jesus. Mas, quando não imitamos a Jesus e vivemos uma vida pecaminosa, nas trevas e praticamos a injustiça, estaremos imitando a quem?
Como sabemos, Deus é santo e é importante que os seus seguidores também sejam santos. A palavra santo aqui, significa separados para servir a Deus.
            Como podemos observar, nós fomos criados para andar de forma parecida com o nosso criador. Deus se fez homem para deixar-nos o exemplo de vida que devemos viver. Se não conseguimos praticar as coisas que Jesus praticou, fazer as coisas que Ele fez, andar como Ele andou, por certo, não estamos sendo santos como Ele é. O Apóstolo Pedro em sua I carta 1:16 registra o que está em Levítico 11:44-45: "Sede santo porque eu sou santo". O Senhor está nos dando o motivo pelo qual devemos ser santos: Porque Ele é santo. Se eu fui criado à sua imagem; se eu fui criado à sua semelhança; se eu fui criado para ser parecido com Ele; se eu sou separado para servi-Lo, eu devo ser santo. Caso contrário, eu não posso servi-Lo.
O TEXTO:
Josué 3:5. "Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós".
Algumas coisas me chamam a atenção neste texto:
  • A necessidade que o líder Josué vê em que o povo se santifique. Eles tinham um grande desafio pela frente; deveriam chegar à terra prometida, que já estava à vista. Porém, havia um grande empecilho: o Rio Jordão tinha que ser atravessado e não havia pontes sobre ele. Não podiam atravessar a nado, pois, com eles estavam os animais, as cargas, as carroças com os seus pertences. A única forma de atravessar seria por terra. Isto poderia ser feito através de um grande milagre de Deus, a exemplo de quarenta anos atrás, quando atravessaram o mar vermelho, na saída do Egito.
  • O tempo para a santificação do povo. A palavra de Josué foi: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós. O povo tinha apenas um dia para essa santificação. Não sabemos qual foi o método usado pelo povo para santificar-se. Talvez pedindo perdão pelos pecados; talvez fazendo jejuns, talvez arrependendo-se dos seus pecados e confessando-os a Deus. Talvez reconhecendo diante de Deus a sua fragilidade como povo, para atravessar o Rio Jordão, e, sendo assim, careciam de uma atuação miraculosa da parte de Deus. O fato é que Josué convoca o povo para uma santificação.
  • A fé de Josué nesta convocação para a santificação: "Amanhã Deus fará maravilhas no meio de vós". A caminhada cristã é movida pela fé. É por isso que o escritor de Hebreus afirmou: Sem fé é impossível agradar a Deus. "Amanhã Deus fará maravilhas no meio de vós". Ele não disse: amanhã Deus provavelmente fará maravilhas no meio de vós; tudo indica que Deus fará maravilhas no meio de vós; estou sentindo que Deus fará maravilhas no meio de vós. Não foram essas as suas palavras, mas: Amanhã Deus fará maravilhas no meio de vós. Josué fala com segurança, com certeza, com convicção da atuação de Deus, da presença de Deus, porque ele sabia quem era o Deus que ele servia. Para alguém pronunciar tais palavras, é necessário intimidade com Deus; é necessário que se conheça com profundamente o Deus que nós servimos. Já vos disse aqui, em outra ocasião, da necessidade que temos em conhecer profundamente o nosso Deus, para que possamos depositar plenamente a nossa confiança nele. Eu e vocês podemos afirmar com a mesma segurança de Josué, o que Deus vai fazer amanhã em relação a nós? Creio que não. Talvez seja o fato de não termos o mesmo nível de conhecimento de Deus, como Josué tinha.
QUAIS OS MOTIVOS PELOS QUAIS EVEMOS BUSCAR UMA VIDA SANTA?
  • Fomos chamados, separados, antes do nosso nascimento, antes da nossa formação. Vejamos Jr.1:5: "Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísse da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações". O Senhor está dizendo à Jeremias que o conhecia antes do seu nascimento e que também já o tinha separado para ser o seu profeta. Assim, Jeremias deveria andar em santidade. Nós também fomos chamados por Deus, antes do nosso nascimento, para sermos santos e irrepreensíveis conforme disse o Apóstolo Paulo em Efésios  1:4. Não fomos chamados para uma vida medíocre, mas para uma vida de santidade; uma vida irrepreensível.
  • Para vermos as maravilhas de Deus. Js. 3:5. O texto escolhido para a nossa meditação, leva-nos ao entendimento que precisamos nos santificar para vermos as maravilhas de Deus sendo realizadas. Muitas vezes, deixamos de contemplar a grandeza de Deus, porque estamos em pecado; estamos com uma vida dúbia. Aos finais de semana um verdadeiro cristão, daqueles que todos gostariam de ser. Porém, durante a semana, os nossos atos são comprometedores.
  • Porque o nosso chamado foi para sermos santos. I Tes. 4:7.
  • Este texto de Paulo afirma que nós não fomos chamados para a prática da impureza. Isso é prática dos ímpios; daqueles que não foram chamados, não foram separados por Deus para viver uma vida de santidade. Nós, porém, fomos chamados para a prática da santidade; para sermos seus imitadores.
  • Porque é a vontade de Deus. I Tes.4:3. Paulo está dizendo que a vontade de Deus é que sejamos pessoas santas e que nos abstenhamos da imoralidade sexual. Hoje, as pessoas têm sido apressadas na prática do sexo antes do casamento e isso tem sido um desastre para o casamento. Nunca se viu tantos divórcios como em nossos dias. O Senhor não aprova essa atitude e não abençoa um casamento assim.
  • Porque sem santificação ninguém verá a Deus. Hb.12:14. "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor". Os nossos pecados nos separam de Deus. Por isso, precisamos buscar a santificação das nossas vidas, através de uma vida justa, correta, que imite a vida de Cristo, que seja de acordo com o padrão de Deus. A recomendação do escritor de Hebreus também é que busquemos a paz com todas as pessoas.
COMO PODEMOS SER SANTOS?
  • Buscando uma vida exemplar, imitando a vida de Cristo, como fez o Apóstolo Paulo;
  • Tendo uma vida regrada pela Palavra de Deus, fazendo dela o seu alimento espiritual diário. Nela encontramos palavras que nos alimentam e que nos ajudam a enfrentarmos as nossas dificuldades nos momentos mais difíceis;
  • Tendo uma vida de oração; de intimidade com Deus; de busca. É através dos nossos momentos de oração que podemos entrar em intimidade com Deus, buscar a sua presença e fortalecer a nossa alma. É através dos nossos momentos de oração que a nossa alma se desnuda das hipocrisias e se coloca diante de Deus sem qualquer barreira.
  • Tendo uma vida de comunhão com os irmãos, vivendo uma vida de serviço a Deus e a comunidade. Quando Jesus cita os dois maiores mandamentos: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, Ele está nos dizendo que devemos considerar as necessidades das pessoas tão importantes quanto as nossas. Percebemos isso no amor de uma mãe em relação ao seu filho ainda pequeno, totalmente dependente dela. É ali que ela se entrega num amor sem medida, onde ela fica totalmente despida do seu próprio interesse para se dedicar totalmente ao seu bebê; e o cerca de carinho, cuidado e atenção de todas as formas. É disso que Jesus está falando e é isto que o escritor de Hebreus está recomendando em 12:14: Esforcem-se para viverem em paz com todos.
CONCLUSÃO
      A convocação de Josué era para uma santificação urgente, às pressas, pois, dentro de um dia, Deus haveria de realizar maravilhas entre eles. Hoje, eu gostaria de convocá-los para uma vida de santidade não porque temos a expectativa do Senhor realizar um grande milagre entre nós. Não temos um Jordão pela frente para ser atravessado; não temos um mar vermelho para ser aberto. Minha convocação para que estejamos buscando a santidade é porque Deus é merecedor; é porque nós devemos isso a Ele; é porque nós fomos chamados para isso. Não fomos chamados para a mediocridade, para vivermos uma vida a moda "denorex" que é parecido mas não é, ou um cristão de vida dupla; um padrão de vida de segunda a sábado e outro no domingo.
Ainda estamos no mês de janeiro; ainda há tempo para realização de um planejamento de vida onde inclua maior responsabilidade junto ao nosso Deus. O meu, por exemplo, é para que eu tenha maior tempo de oração. Já coloquei em meu coração e já estou praticando, de orar pelas pessoas, pelos seus nomes e não como eu vinha fazendo. Eu sempre orei assim: Senhor, abençoa o Conselho, a Junta Diaconal, a Saf. Etc. Mas agora eu mudei a minha forma de orar falando o nome das pessoas uma a uma. Isso demanda muito mais tempo na oração e acabamos orando pelos motivos específicos de cada pessoa. Isso é mais eficaz.
Busquemos uma vida mais santa, mais responsável diante de Deus, o nosso Pai. Que o amado Espírito Santo nos ajude nessa caminhada. Amém.
Pr. Aroldo

Fonte : http://www.igrejaevangelicavirtual.com/?art=artigo8


-------------------------------------------------------------------------------

Santificai-vos! O Senhor fará maravilhas PDF Imprimir E-mail

                                                                                                        
Pr.  João da Cruz Parente

SANTIFICAR: Tornar sagrado, separar, consagrar, fazer santo



SANTIFICAI-VOS! O SENHOR FARÁ MARAVILHAS
Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós. Josué 3. 5 (arc).
Este ato de santificação (cf. Êx. 19.10,14,15) fala do princípio que Deus não operará poderosamente em favor do seu povo se este não estiver intimamente puro e em harmonia com a sua vontade. Antes de pedirmos que Deus opere sinais e maravilhas em nosso meio, devemos verificar se nosso coração é puro e se nossos desejos estão sob a orientação do Espírito Santo (ver At. 2.38 nota; 3.26 nota) (bep).

SIRVAMOS A DEUS EM SANTIDADE

De conceder-nos que, libertados das mãos de nossos inimigos, o servíssemos sem temor, - em santidade e justiça perante Ele, todos os dias da nossa vida. Lucas 1. 74, 75 (arc).

O sumo propósito da nossa redenção é sermos libertos do domínio de satanás (At. 26.18), a fim de servirmos a Deus em santidade e justiça perante Ele, todos os dias da nossa vida (cf.Ef.1.4). Todo filho de Deus deve visar a ter uma vida de santidade e justiça em meio a um mundo mau. Essa vida santa é "perante Ele", i.e., na sua presença. (bep)

SOMOS SANTIFICADOS PELA FÉ EM JESUS

Eu o livrarei do seu prórpio povo e dos gentios, aos quais eu o envio - para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim. Atos 26. 17 e 18 (nvi).

A santificação é o aspecto moral da transformação segundo a imagem de Cristo. Essa santificação tem início quando da conversão, produzindo modificações de natureza essencial em nosso ser moral. Esse processo tem prosseguimento por toda a vida, até que, já no reino celestial, ficará eliminada a presença total do pecado, juntamente com quaisquer inclinações para o pecado. (nti).



O SENHOR NOS ESCOLHEU PARA SERMOS SANTOS

Porque Deus nos escolheu nEle antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Efésios 1. 4 (nvi).

"Santos", no original grego, é "agios". Tudo quanto é "consagrado a Deus", naturalmente, deve ser "santo" e apto para o seu serviço. E daí se originaram as idéias de "pureza" e "santidade". Tal palavra é empregada para indicar a santidade infinita de Deus, a santidade dos anjos e dos seres espirituais. (nti).

A NOSSA GLÓRIA: VIVERMOS EM SANTIDADE

Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco. II Coríntios 1. 12 (ara).

A base de Paulo para alegrar-se e gloriar-se era a sinceridade e a integridade do seu comportamento. Ele tomara a resolução de que, por toda sua vida cristã, permaneceria fiel ao seu Senhor; recusar-se-ia a conformar-se com o mundo, que crucificou seu Salvador, e perseveraria na santidade, até Deus levá-lo para o lar celestial (Rm. 12. 1,2). Na vida eterna futura, nossa maior alegria será a consciência de termos vivido a nossa vida "com simplicidade e sinceridade de Deus", por Cristo nosso Salvador. (bep).

APERFEIÇOEMOS A SANTIDADE NO TEMOR A DEUS

Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus. II Coríntios 7. 1 (nvi).

A neutralização do antigo homem não é o bastante. É mister nos revestirmos do novo homem, o qual é amoldado segundo a imagem de Cristo, que compartilha de sua natureza, tanto na fase moral como na fase metafísica. Precisamos participar da santidade positiva de Deus Pai, compartilhando de seu amor, de sua justiça, de sua bondade, de sua longanimidade, de sua graça, em suma, de tudo quanto o Senhor Deus é moralmente. (nti).


DEUS É SANTO, SEJAMOS SANTOS
Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, - pois está escrito: "Sejam santos, porque Eu sou santo. I Pedro 1. 15 e 16 (nvi).
Deus é santo, e as qualidades de Deus deve ser as qualidades de seu povo. A idéia principal de santidade é a separação dos modos ímpios do mundo e dedicação a Deus, por amor, para o seu serviço e adoração (ver Lv. 11.44 nota). A santidade é o alvo e o propósito da nossa eleição em Cristo Ef. 1.4); significa ser semelhante a Deus, ser dedicado a Deus e viver para agradar a Deus (Rm. 12.1; Ef. 1.4; 2.10; ver Hb. 12.14 nota). É o Espírito de Deus que realiza em nós a santificação, que purifica do pecado nossa alma e nosso espírito, que renova em nós a imagem de Cristo e que nos capacita, pela comunicação da graça, a obedecer a Deus segundo a sua Palavra. (bep).

JESUS FORTALECE O NOSSO CORAÇÃO, PARA ESTARMOS EM SANTIDADE

Que Ele fortaleça o coração de vocês para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos. I Tesalonicenses 3. 13 (nvi).

Paulo freqüentemente orava pensando na volta de Cristo (cf.Fl.1.10). Considerava que seria uma tragédia se, na volta do Senhor, alguns da igreja fossem surpreendidos vivendo em pecado ou indiferentes. Jesus salientou esse mesmo interesse (Mt. 24.42-51; 25. 1-13). À luz da volta de Cristo, o padrão bíblico é estarmos "irrepreensíveis em santidade". Devemos ser sincera e totalmente dedicados ao Senhor e separados de tudo quanto o ofende. (bep).

A VONTADE DE DEUS: NOSSA SANTIFICAÇÃO

Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição. I Tessalonicenses 4. 3 (arc).

Embora vivessem numa sociedade onde o pecado sexual era comum e aceitável, os apóstolos não transigiam com a verdade e a santidade de Deus. Não rebaixaram os padrões morais para acomodá-los às idéias e tendências daquela sociedade. Considerando padrões a baixa moralidade que prevalece em nossos dias, precisamos de dirigentes do tipo dos apóstolos, para conclamar a igreja a obedecer aos padrões divinos de retidão. (bep).



ANDANDO EM SANTIFICAÇÃO, VEREMOS O SENHOR

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Hebreus 12. 14 (arc).

Ser santo é estar separado do pecado e consagrado a Deus. É ficar perto de Deus, ser semelhante a Ele, e, de todo o coração, buscar sua presença, sua justiça e a sua comunhão. Acima de todas as coisas, a santidade é a prioridade de Deus para os seus seguidores (Ef. 4.21-24). Sem santidade, ninguém poderá ser útil a Deus (2 Tm. 2.20,21). Sem santidade, ninguém terá intimidade nem comunhão com Deus (Sl.15. 1,2). (bep).

Fonte: http://www.idbpa.net/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=149&Itemid=82