Depois de muito tempo e um certo atraso, vamos continuar com "Um pouco da Bíblia", para encerrar, o Novo Testamento:
Mateus – Este Evangelho cita muitos textos do Antigo Testamento. Ele se destinava primordialmente ao público judeu, para o qual apresentava Jesus como o Messias prometido nas Escrituras do Antigo Testamento. Mateus narra a história de Jesus desde seu nascimento até sua ressurreição e põe ênfase especial nos ensinamentos do Mestre.
Marcos – Marcos escreveu um Evangelho curto, conciso e cheio de ação. Seu objetivo era aprofundar a fé e a dedicação da comunidade para o qual escrevia.
Lucas – Neste Evangelho é enfatizado como a salvação em Jesus está ao alcance de todos. O evangelista mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.
João – O Evangelho de João, pela sua forma, se colocou à parte dos outros três enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. Seu estilo literário é reflexivo e cheio de imagens e figuras.
Atos dos Apóstolos - Quando Jesus deixou os seus discípulos, o Espírito Santo veio habitar com eles. Este livro foi escrito por Lucas para ser um complemento ao seu Evangelho. Ele relata eventos da história e da ação da igreja cristã primitiva, mostrando como a fé se propagou no mundo mediterrâneo de então.
Romanos – Nesta importante carta, Paulo escreve aos romanos sobre a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que crêem em Cristo. O apóstolo reafirma a grande bondade de Deus, e declara que, através de Jesus Cristo, Deus nos aceita e nos liberta de nossos pecados.
1 Coríntios – Esta carta trata especificamente dos problemas que a igreja de Corinto estava enfrentando: dissensão, imoralidade, problemas quanto à forma de adoração pública e confusão sobre os dons do Espírito.
2 Coríntios – Nesta carta o apóstolo Paulo escreve sobre seu relacionamento com a igreja de Corinto e as dificuldades que alguns falsos profetas haviam trazido ao seu ministério.
Gálatas – Esta carta expõe a liberdade da pessoa que crê em Cristo com respeito à lei. Paulo declara que somente pela fé as pessoas são reconciliadas com Deus.
Efésios – O tema central desta carta é o propósito eterno de Deus, Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, que é formada a partir de muitas nações e raças.
Filipenses – A ênfase desta carta está no gozo que o crente em Cristo encontra em todas as circunstâncias da vida. O apóstolo Paulo a escreveu quando estava encarcerado.
Colossenses – Nesta carta o apóstolo Paulo diz aos cristãos de Colossos que abandonem suas superstições e que Cristo seja o centro de sua vida.
1 Tessalonicenses – O apóstolo Paulo dá orientação aos cristãos de Tessalônica a respeito da volta de Jesus ao mundo.
2 Tessalonicenses – Como em sua primeira carta, o apóstolo Paulo fala do retorno de Jesus ao mundo. Também trata de preparar os cristãos para a vida do Senhor.
1 Timóteo – Esta carta serve de orientação a Timóteo, um jovem líder da igreja primitiva. O apóstolo Paulo lhe dá conselhos sobre a adoração, o ministério e os relacionamentos dentro da igreja.
2 Timóteo – Esta é a última carta escrito pelo apóstolo Paulo. Nela lança um último desafio a seus companheiros de trabalho.
Tito – Tito era ministro em Creta. Nesta carta o apóstolo Paulo o orienta sobre como ajudar os novos cristãos.
Filemom – Filemom é instado a perdoar seu escravo, Onésimo, que havia fugido. Filemom deveria aceitá-lo de volta como a um amigo em Cristo.
Hebreus – Esta carta exorta os novos cristãos a não observarem mais rituais e cerimônias tradicionais, pois, em Cristo, elas já foram cumpridas.
Tiago – Tiago aconselha os cristãos a viverem na prática sua fé e, além disso, oferece idéias de como isso pode ser feito.
1 Pedro – Esta carta foi escrita para confortar os cristãos da igreja primitiva que estavam sendo perseguidos por causa da fé.
2 Pedro – Nesta carta o apóstolo Pedro adverte os cristãos sobre os falsos mestres e os estimula a continuarem a lei de Deus.
1 João – Esta carta explica a verdades básicas sobre a vida cristã com ênfase no mandamento de amarem uns aos outros.
2 João – Esta carta dirigida à “senhora eleita de seus filhos”, adverte os cristãos quanto aos falso profetas.
3 João – Em contraste com sua Segunda Carta, esta fala da necessidade de receber os que pregam a Cristo.
Judas – Judas adverte seus leitores sobre a má influência de pessoas alheias a irmandade em Cristo.
Apocalipse – Este livro foi escrito para encorajar os cristãos que estavam sendo perseguidos e para firmá-los na confiança que Deus cuidará deles. Usando símbolos e visões, o escritor ilustra o triunfo do bem sobre o mal e a criação de uma nova terra e um novo céu.
Fonte: Bíblia Sagrada - Nova tradução na linguagem de hoje - SBB (Sociedade Bíblica do Brasil)